Faixa atual

Nome da música

Artista

Background

A Música de Sucesso Inexplicável – Aquarela

Escrito porem 24 de outubro de 2019

Antônio Pecci Filho, ou Toquinho (nome artístico), é um cantor, compositor e violonista brasileiro, nascido em São Paulo. Trabalhou com grandes outros ícones da música brasileira, como Jorge Ben (Jor), com quem compôs seu primeiro grande sucesso “Que Maravilha” (1970) e Vinícius de Moraes, uma parceria que durou 11 anos até o falecimento de Vinícius.

Seu maior sucesso, “Aquarela”, possui uma origem interessante, pois foi criada inicialmente para ser tema de uma telenovela da Rede Globo (produção e exibição). A “Fogo sobre Terra”, exibida entre 8 de maio de 1974 e 4 de janeiro de 1975, tocava a música “Uma Rosa Em Minha Mão” (interpretada por Marília Barbosa) como tema da personagem da atriz Dina Sfat, Francisca Peixoto Martins (Chica). A melodia muito parecida com a de Aquarela e letra bem simples.

Em 1983, o italiano Maurizio Fabrizio chegou ao Brasil para trabalhar com Toquinho e mostrou uma produção italiana, um tema dele, que se parecia com algumas partes do tema de Chica. Os dois parceiros tiveram uma ideia genial de juntar suas criações. E assim surgiu “Aquarela”.

A produção italiana ganhou disco de ouro na Itália, lançada no festival de San Remo. A letra feita por Guido Morra (italiano) e a melodia por Toquinho e Maurizio resultou em um enorme sucesso não somente na Itália, ganhando discos de ouro também em muitos países onde foi lançada.

No Brasil, Toquinho pensou que não compensaria, que não valeria a pena gravar uma versão adaptada, pois a música tinha uma letra longa e não possuía refrão. Mesmo assim começou a gravar e no estúdio as pessoas perguntavam e se interessavam sobre o trabalho. Com isso, acabou deixando no disco a canção traduzida do italiano.

Versão em italiano:

“Aquarela” foi um dos maiores sucessos entre as crianças na época de seu lançamento em 1983 no Brasil e no mundo, encantando até hoje pessoas de todas as idades com sua doce e distensa melodia.

É realmente uma canção que tem um sucesso quase inexplicável.

Toquinho (2017)