Conheça a história de Seu Jorge
Written by Única FM on 12 de julho de 2019
Xande de Pilares, ex-vocalista do Grupo Revelação, começou a cantar na cidade do Rio de Janeiro, em bares de pequena expressão, pois a música era o que ele mais gostava de fazer, e como todo sonhador, largou tudo e foi em busca de seu sonho: Ser um músico reconhecido em todo o Brasil. Xande, hoje, é um artista consagrado, mas, ele tem um peso fundamental na história de um ex-morador de rua.
Em um dos barzinhos que tocava, lá no comecinho de sua carreira, mais precisamente no bairro do Meia, no Rio de Janeiro, havia sempre um homem, que lavava a calçada deste bar, para ganhar um trocado, e que sempre pedia para Xande deixa-lo cantar. Como não tinha condições nem de poder comer direito, este homem, chamado Jorge, ficava por ali, onde fazia estes bicos para ganhar algo, nem que fosse apenas para comer.
Nesta época, Xande possuía apenas uma calça jeans, que usava sempre que ia tocar. Vendo a situação deste homem, viu que sua baixa condição, ainda era melhor que a de Jorge, ou seja, Xande se sentiu na obrigação de ajuda-lo no que fosse possível.
Em uma de suas apresentações neste bar, Xande deu a oportunidade para Jorge cantar. Neste momento, o bar inteiro se levantou, cantou, dançou e aplaudiu, aquele então, morador de rua, chamado Jorge. Xande nem quis voltar ao placo, e deixou o homem se apresentar, de tão bom que ele era. Depois disso, Xande nunca mais o encontrou. A vida passou, sua carreira evoluiu, e em um belo dia, assistindo ao Programa do Jô, na Rede Globo, principal programa de entrevistas da TV aberta na época, finalzinho dos anos 90 e comecinho dos anos 2000, Xande assistia a entrevista de um grupo chamado Farofa Carioca.
Neste momento, Xande percebeu que no grupo, estava Jorge, aquele que ele nunca mais tinha encontrado. Hoje, este homem, é, mundialmente, conhecido como Seu Jorge.
Naquela época, Seu Jorge morava em Belfor Roxo, no Rio de Janeiro, onde perdeu um irmão em uma chacina. Após o ocorrido, sua família se desestabilizou, e Jorge foi até o bairro do Meia morar com um tio, mesmo bairro onde via Xande se apresentar. Seu tio não o manteve com ele, e Seu Jorge teve que buscar seu próprio caminho, morando na rua. Passou fome, frio, ficou sozinho por um bom tempo, e o que lhe restava, era pedir a chance de tocar ou participar de alguma forma de apresentações destes barzinhos pequenos, porque sempre sobrava algo para comer ou um trocado.
Jorge sempre diz que nesta época, começo dos anos 90, suas condições não o deixavam escolher a música ou alguma outra arte. Mas, a música o escolheu, e hoje, é um dos intérpretes brasileiros mais aclamados e conhecidos em todo o mundo.
Seu Jorge é cantor, compositor, instrumentista e ator, conta com mais de 10 álbuns lançados, já participou de mais de 20 trabalhos que foi convidado a fazer participação especial, atuou em mais de 20 filmes e foi indicado a prêmios nacionais e internacionais mais de 30 vezes.
Este é Jorge, aquele ex-morador de rua que Xande de Pilares ajudou a se tornar o grande, talentoso e incrível, que todos nós conhecemos, Seu Jorge.