Faixa atual

Nome da música

Artista

Background

Cranberries é uma banda irlandesa de grande repercussão

Escrito porem 12 de julho de 2019

Formada em 1989, na cidade de Limerick, na Irlanda, a banda ‘The Cranberries’ ganhou maior repercussão após o lançamento do álbum ‘Everybody Else Is Doing It, So Why Can’t’, em 1993. Sua formação tinha a talentosíssima Dolores O’Riordan no vocal, além de Fergal Lawler na bateria, e os irmãos Noel Hogan, na guitarra, e Mike Hogan, no baixo.
A ‘The Cranberries’ tinha forte vocação para o pop rock, e foi uma das atrações de rock mais bem-sucedidas, em termos comerciais, nos anos 90. Ao todo, a banda vendeu mais de 40 milhões de discos. Em 2003, a banda se separou, e O’Riordan seguiu uma carreira solo, onde lançou dois álbuns.
Em 2009, a banda se reuniu e lançou mais dois álbuns. Em 2010, desembarcaram aqui no Brasil, e fizeram shows em São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Em ‘Linger’, canção de maior sucesso da banda, O’Riordan sempre afirmou que escreveu sobre ser rejeitada e que não fazia ideia que a música se tornaria um sucesso mundial. Aliás, o seu sotaque e o tom de voz peculiar, que misturava tons de meio-soprano, fizeram a carreira do ‘The Cranberries’ ser incrível.

Infelizmente, em 2018, aos seus 46 anos, O’Riordan foi encontrada morta em uma banheira de hotel, em Londres. Peritos que cuidaram do caso, disseram que a cantora havia ingerido uma quantidade excessiva de álcool. No exame toxicológico realizado na cantora, havia 330mg de álcool por 100ml de sangue, o que significa que ela bebeu quatro vezes que o limite legal, e acabou se afogando na banheira.

Após esta grande perda para a música mundial, os membros do ‘The Cranberries’ anunciaram que um novo álbum estava em desenvolvimento com várias músicas inéditas gravadas pela vocalista, e em respeito ao seu trabalho e sua história, seriam lançadas para os fãs.

O álbum de despedida da banda já foi lançado e está disponível em todas as plataformas digitais. Para nós, fica a ótima lembrança, a sutileza de sua voz, e claro, muita saudade de Dolores O’Riordan, uma das melhores vocalistas de todos os tempos do rock internacional.