Sempre com curiosidades, o nosso quadro ‘Por Trás da Música’ fala sobre histórias de canções que são sucessos consagrados.
Written by Única FM on 29 de junho de 2022
Um dos maiores nomes da música brasileira, Jorge Bem Jor, fez muito sucesso e ainda faz. O seu primeiro grande sucesso no Brasil foi, “Mas que Nada” e também é uma das canções em língua portuguesa mais executadas nos Estados Unidos até hoje, na versão do pianista brasileiro Sérgio Mendes com o grupo de hip hop norte-americano Black Eyed Peas.
E também foi uma das poucas a obterem êxito nesse país (como “Garota de Ipanema”), tendo ainda sido regravada por artistas como Ella Fitzgerald, Dizzy Gillespie, Al Jarreau, Herb Alpert, José Feliciano, Trini Lopez, Belle & Sebastian, Coldplay no festival Rock in Rio de 2011 e Red Hot Chili Peppers no festival Lollapalooza de 2018. Outras composições como “Zazueira” e “Nena Naná” fizeram relativo sucesso no país.
Jorge Ben Jor, ao longo de toda a sua carreira dedicou inúmeras canções ao jogo de bola e ele tem uma característica fundamental para alguém que compõe falando de futebol: ele conhece o assunto; é um apaixonado pelo esporte e isso se nota na riqueza dos detalhes de suas descrições. Uma das músicas mais famosas que fala sobre o assunto é “Fio Maravilha”.
Fio foi o jogador que teve seu lance descrito em música exatamente no seu jogo de despedida do flamengo. Fio foi lançado, passou por dois zagueiros portugueses, driblou o goleiro e fez o gol, que, como diz a música: “só não entrou com bola e tudo porque é humilde”.
E quem estava no Maracanã e assistiu de perto o golaço foi o Jorge Ben Jor, que na época era apenas Jorge Ben. O compositor e flamenguista doente eternizou o lance. A música, eternizada na MPB e que faz parte da história do nosso futebol, surgiu para o mundo em um festival, na voz de Maria Alcina.
A canção fez muito sucesso com Alcina e Jorge, esteve entre as mais tocadas nas
noites de Paris, até que em 73 um processo contra o compositor pelos direitos
autorais virou notícia. Na época o atleta não sabia o que estava acontecendo,
seu advogado e amigo fez isso por conta. Um verdadeiro desencontro de
informações que fez Ben Jor cantar “Filho Maravilha” por muitos anos.
É um privilégio conhecer a história por trás de um sucesso musical como esse.