Faixa atual

Nome da música

Artista

Background

Simplesmente Rainha A história da banda icônica Queen e Freddie Mercury

Escrito porem 22 de novembro de 2021

Filho de Bomi e Jer Bulsara, nascido em Zanzibar, na Tanzânia. Farrokh Bulsara, que anos depois se torna Freddie Mercury, se formou em design gráfico no ano de 1969 , mas sua vida sempre foi dedicada à música.

Durante o período da graduação o rapaz começou a cantar em uma banda chamada Wreckage. Em 1970 nasce a banda Queen, que era antigamente chamada de Smile com os integrantes Roger Taylor e Brain May. O último a entrar no grupo foi John Deacon em março de 1971. 

Freddie teve um relacionamento amoroso com Mary Austin, uma das pessoas mais marcantes da vida do cantor e se transformou numa enorme amizade. Os dois se conheceram quando ela trabalhava em uma loja de roupas, ela com 19 anos e ele com 24.

Alguns meses depois de se conhecerem os dois foram viver juntos em Kesington e, em 1973, Freddie pediu Mary em casamento. O casamento jamais aconteceu porque, em determinado momento da relação, o cantor assumiu a sua bissexualidade.

O relacionamento amoroso acabou, mas a amizade seguiu em frente.

A banda lançou o seu primeiro álbum, chamado Queen, em 1973. No ano seguinte gravaram Queen II. Mas o projeto que alavancou internacionalmente foi Sheer Heart Attack em 1974.

Porém, em meados dos anos 1980, Freddie Mercury resolveu investir na sua carreira solo. Seu primeiro álbum, lançado em abril de 1985, foi Mr.Bad Guy. E a música I Was Born, entrou na trilha sonora internacional da novela A Gata Comeu. Um daqueles discos, que não passam no teste do tempo.

Mas, um dos momentos mais emblemáticos para a banda liderada por Freddie foi a aparição no concerto beneficente Live Aid, realizado em 13 de julho de 1985. O evento foi organizado por Bob Geldof e Midge Ure com o objetivo de arrecadar fundos a fim de acabar com a fome na Etiópia. Foi uma das maiores transmissões em larga escala por satélite e de televisão de todos os tempos.  Nesse evento, eles tocaram por 20 minutos, mas esses 20 minutos transformaram a banda em uma lenda. A partir de então o conjunto voltou a se reunir, lançando o disco A Kind Of Magic.

Em 1987 Freddie Mercury foi diagnosticado com AIDS. Para ter uma ideia da importância de Mary, que conheceu Freddie antes da fama, foi a primeira pessoa para quem o cantor contou que tinha AIDS. Ela foi eleita também herdeira de boa parte do seu patrimônio.

Extremamente discreto em relação à sua vida pessoal, no dia 23 de novembro de 1991 o cantor divulgou o seguinte comunicado: 

“Desejo confirmar que fui testado como soropositivo e tenho AIDS. Achei correto manter essa informação em sigilo para proteger a privacidade das pessoas ao meu redor. No entanto, chegou a hora dos meus amigos e fãs ao redor do mundo saberem a verdade e espero que todos se unam aos meus médicos e a todos os que estão no mundo na luta contra essa terrível doença.”

No dia a seguir a publicação do comunicado, Freddie morreu de pneumonia na sua mansão situada em Kensington (Londres).

A morte prematura, aos 45 anos de idade, foi consequência de complicações provocadas pelo HIV.

Mary Austin é a única pessoa que sabe onde as cinzas do ícone do rock estão depositadas. 

Por fim, nenhuma banda se torna inesquecível se não for, de fato, memorável. E Queen foi e sempre será inesquecível!

Gabriela Dias


Continue lendo

Próximo post

Motivação


Miniatura